Menu

Como organizar um canteiro de obras

O início de uma obra de construção civil pequena, média ou de grande porte, demanda a implantação de um canteiro de obra para as equipes envolvidas, visando potencializar a eficiência dos serviços que serão realizados no período do projeto. Tendo em vista isso, é importante planejar um canteiro bem definido, tornando um ambiente organizado, prevenindo os riscos de acidentes e aumentando a produtividade. Se você quer ter uma obra limpa, eficiente, organizada e sem acidentes, leia este artigo que nós explicaremos como.

 

Imagem de uma obra.

 

O que é um canteiro de obras?

O canteiro de obras é a área de trabalho temporário onde serão desenvolvidas as operações de apoio para execução de uma obra. Ele deve atender todas as necessidades e todas as normas de segurança, não abrindo mão da organização, que contribui na eficiência das atividades e serviços que serão realizados na construção, garantindo também a segurança de todos os envolvidos.

Segundo a NR18, os canteiros de obras devem conter instalações sanitárias, vestiário e local para refeições. Além dessas determinações, um canteiro de obra eficiente dever considerar também:

 

Layout / logística

É recomendado fazer um projeto para definir de forma clara o layout do canteiro da sua obra. Pode ser um esboço feito com caneta em uma folha de papel, algo simples.

A primeira etapa para desenvolver o layout do seu canteiro, é desenhar o terreno e onde será feita a construção (prédio, casa, loja, etc.). Em seguida, defina as áreas de entrada e saída de veículos, o espaço para descarregamento e armazenamento. Nessa etapa, é importante lembrar que os processos devem ser bem elaborados, pois fazem parte da logística do seu canteiro, que vai interferir direto na produtividade de toda equipe.

 

Desenhando o layout.

 

Um layout eficiente, resulta em um fluxo de trabalho mais dinâmico, por isso, coloque o espaço de armazenagem mais próximo da obra, diminuindo o tempo de deslocamento. Mantenha os locais de trânsito de pessoas sempre livres de materiais e equipamentos, para não dificultar as movimentações e diminuir possíveis acidentes.

Ressaltamos que o canteiro não terá um layout fixo até o final, isso porque a organização irá mudar conforme o avanço da obra. No início, você precisará de mais espaço para armazenar materiais brutos, como pedra, areia, tijolos e cimento. Na reta final, você irá precisar de menos espaço, porém mais seguro, para armazenar os materiais de acabamento, como piso, tintas, gesso, entre outros. É importante lembrar, armazenar os materiais de forma incorreta, pode gerar perdas e prejuízos.

 

Instalações provisórias

A escolha da estrutura ideal para o canteiro de obra, deve atender todas as características e necessidades dos vários tipos de público, da legislação e também de oferecer uma boa funcionalidade para a equipe de produção.

O barracão e o contêiner são as opções mais usadas. O barracão de madeira sempre foi utilizado em canteiros de obra, mesmo sendo uma estrutura não sustentável e totalmente ultrapassada. Hoje com outras opções no mercado, o barracão vem trazendo dúvidas em relação a sua eficiência.

O contêiner por sua vez, é uma ótima opção quando se fala em custo/benefício e sustentabilidade, saindo na frente do barracão de madeira por diversos critérios, como custo, tempo de construção, conservação e pós-uso.

 

Contêineres sendo utilizado em canteiro de obras.

 

Contêiner em canteiro de obras.

 

Módulos habitacionais sendo utilizados em canteiro de obras.

Para mais informações sobre as nossas soluções em contêineres e módulos habitacionais, entre em contato conosco.

 

Limpeza

Um canteiro de obras limpo e organizado, aumenta a produtividade de todas as equipes envolvidas, por isso, é necessário criar processos, tais como, o descarte diário de entulhos e restos de materiais, desta forma, garantir um ambiente sempre limpo e organizado.

 

Caçamba para descarte de entulhos.

 

O descarte de entulhos e restos de materiais, deve ser realizado de forma correta, sendo necessário o uso de caçambas e se possível aplicar o método de coleta seletiva nesse processo. Uma empresa especializada deve ser contratada.

 

Lixeiras para coleta seletiva.

 

 


Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?