Como organizar um canteiro de obras
O início de uma obra de construção civil pequena, média ou de grande porte, demanda a implantação de um canteiro de obra para as equipes envolvidas, visando potencializar a eficiência dos serviços que serão realizados no período do projeto. Tendo em vista isso, é importante planejar um canteiro bem definido, tornando um ambiente organizado, prevenindo os riscos de acidentes e aumentando a produtividade. Se você quer ter uma obra limpa, eficiente, organizada e sem acidentes, leia este artigo que nós explicaremos como.
O que é um canteiro de obras?
O canteiro de obras é a área de trabalho temporário onde serão desenvolvidas as operações de apoio para execução de uma obra. Ele deve atender todas as necessidades e todas as normas de segurança, não abrindo mão da organização, que contribui na eficiência das atividades e serviços que serão realizados na construção, garantindo também a segurança de todos os envolvidos.
Segundo a NR18, os canteiros de obras devem conter instalações sanitárias, vestiário e local para refeições. Além dessas determinações, um canteiro de obra eficiente dever considerar também:
Layout / logística
É recomendado fazer um projeto para definir de forma clara o layout do canteiro da sua obra. Pode ser um esboço feito com caneta em uma folha de papel, algo simples.
A primeira etapa para desenvolver o layout do seu canteiro, é desenhar o terreno e onde será feita a construção (prédio, casa, loja, etc.). Em seguida, defina as áreas de entrada e saída de veículos, o espaço para descarregamento e armazenamento. Nessa etapa, é importante lembrar que os processos devem ser bem elaborados, pois fazem parte da logística do seu canteiro, que vai interferir direto na produtividade de toda equipe.
Um layout eficiente, resulta em um fluxo de trabalho mais dinâmico, por isso, coloque o espaço de armazenagem mais próximo da obra, diminuindo o tempo de deslocamento. Mantenha os locais de trânsito de pessoas sempre livres de materiais e equipamentos, para não dificultar as movimentações e diminuir possíveis acidentes.
Ressaltamos que o canteiro não terá um layout fixo até o final, isso porque a organização irá mudar conforme o avanço da obra. No início, você precisará de mais espaço para armazenar materiais brutos, como pedra, areia, tijolos e cimento. Na reta final, você irá precisar de menos espaço, porém mais seguro, para armazenar os materiais de acabamento, como piso, tintas, gesso, entre outros. É importante lembrar, armazenar os materiais de forma incorreta, pode gerar perdas e prejuízos.
Instalações provisórias
A escolha da estrutura ideal para o canteiro de obra, deve atender todas as características e necessidades dos vários tipos de público, da legislação e também de oferecer uma boa funcionalidade para a equipe de produção.
O barracão e o contêiner são as opções mais usadas. O barracão de madeira sempre foi utilizado em canteiros de obra, mesmo sendo uma estrutura não sustentável e totalmente ultrapassada. Hoje com outras opções no mercado, o barracão vem trazendo dúvidas em relação a sua eficiência.
O contêiner por sua vez, é uma ótima opção quando se fala em custo/benefício e sustentabilidade, saindo na frente do barracão de madeira por diversos critérios, como custo, tempo de construção, conservação e pós-uso.
Para mais informações sobre as nossas soluções em contêineres e módulos habitacionais, entre em contato conosco.
Limpeza
Um canteiro de obras limpo e organizado, aumenta a produtividade de todas as equipes envolvidas, por isso, é necessário criar processos, tais como, o descarte diário de entulhos e restos de materiais, desta forma, garantir um ambiente sempre limpo e organizado.
O descarte de entulhos e restos de materiais, deve ser realizado de forma correta, sendo necessário o uso de caçambas e se possível aplicar o método de coleta seletiva nesse processo. Uma empresa especializada deve ser contratada.